Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

A história fora do papel
A história fora do papel

SISTO, Celso (org). A história fora do papel: a oralidade e o espetáculo. Passo Fundo, Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010. 92 p.

Sinopse: "Um contador de histórias é, sim, um promotor de leitura! Mas o que é um promotor de leitura? Não seria aquele que saber criar no outro o desejo de ler? O desejo é só o início para a criação da necessidade e precisa ser alimentado frequentemente. Portanto, a manutenção constante do desejo de ler é um processo construído em longuíssimo prazo, assim como se tornar um contador de histórias é um longo caminho, pois ninguém vira um contador de histórias da noite para o dia. Esse é também um investimento que requer uma série de atenções: uma bagagem de leitura, um conhecimento do fazer literário, o treino de habilidades corporais e vocais, o domínio paulatino de uma linguagem artística. Pode parecer fácil, mas não é! E no princípio desse caminho, bem no início, está a pergunta definidora: para que se quer contar histórias? A resposta, com certeza, fará surgir todo um roteiro a ser seguido".

O livro é resultado do 1º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS, que aconteceu em 2009, na 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Tem artigos de Ernesto Rodrigues Abad, Liliana Cinetto, Roberto de Freitas, Juan Gamba, Fátima Café, Lúcia Fidalgo, Eládio Weschenfelder e Celso Sisto.